sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Carnaval, criatividade e gestão !



Texto publicado na revista Algomais.


" O carnaval ( do Brasil ), respresenta a empresa do futuro: aquela na qual convivem, de forma sinérgica, o trabalho , o conhecimento e o divertimento"




No Brasil, to mundo gosta de dizer que o ano começa mesmo depois do carnaval. Exageros à parte, vale a pena refletir sobre como esses quatro dias de festa - que na prática se transformam, muitas vezes, em sete dias sem trabalho - impactam os profissionais, empresas e o próprio Pais. Comparada à realidade de outras economias emergentes, com china, por exemplo, a ideia de um país inteiro parar uma semana para brincar o canaval é certamente uma aberração. Isso sem falar nos feriados, imprensados, Semana Santa, São João, entre outros recessos já tradicionais.



O fato é que não temos a mesma cultura da dedicação ao trabalho dos asiáticos. Logo, nosso progresso tem que se dar considerando que não somos e nunca seremos "caxias" como nossos colegas japoneses, por exemplo. Então, melhor a fazer é transformar essa singularidade cultural em vantagem competitiva nos negócios, entendendo que nosso desenvolvimento não se fará "apesar" do carnaval, mas com ele.



Um aspecto que merece atenção do ponto de vista da gestão é a incrível explosão de criatividade que ocorre durante o carnaval - nos blocos, fantasias, brincadeiras, enredos e músicas. E uma pergunta relevante é : Por que essa criatividade não se expressa de forma similar no trabalho? Por que as mesmas pessoas que durante esses dias de "liberdade" esbanjam criatividade, não são também tão inventivas no dia a dia da empresa?



No atual cenário de competitividade, é impossível dissociar criatividade de trabalho. E a responsabilidade por demolir essa linha divisória é, primordialmente, do gestor. O trabalho pode e deve ser também lúdico, criativo, estimulador e, como consequência, mais produtivo. Cabe ao gerente criar as condições para que isto aconteça, sem esquecer que qualquer relação é de mão dupla. Se tem gente pouco criativa no trabalho, possivelmente há um gerente, mínimo, pouco incentivador da criatividade. Nesses tempos de economia do conhecimento e da inovação, profissionais e empresas só têm a ganhar se conseguirem conciliar criatividade, prazer e trabalho. Bom Carnaval!



Lendo o texto a cima, me deparei com aquele velho ditado: "tudo na teoria é muito bom, mais na prática sabemos que é muito diferente". Seria perfeito pra não dizer fantástico, que podessemos ousar, criar, incentivar, poder utilizar estas ferramentas no nosso trabalho. Não estou dizendo aqui que não utilizadas, apenas estou falando que são e devem ser usadas porém, sabemos que ainda, infelizmente, existem empresas que são ingessasdas, que tem regras e padrões que não são quebrados.



Ao meu ver, em alguns casos é perda de tempo, tanta rigidez e pouca flexibilidade, isso implica em perda de dinheiro e concorrência na frente. Portanto, acredito que criatividade, inovação é muito bem vindo e devem ser aplicadas sempre.

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